010686
Acessos no site. Quanto mais você compartilha, mais mulheres se informam.

lembrador

PÍLULA
ANTICONCEPCIONAL

A pílula é um anticoncepcional utilizado pela via oral. As pílulas
anticoncepcionais são divididas em duas categorias: a das combinadas,
isto é, que contêm os hormônios estrogênio e progestagênio, e a das
isoladas, que contêm apenas o progestagênio.
Elas funcionam basicamente
impedindo a liberação de óvulos pelos ovários, ou seja, inibindo a ovulação. Algumas pílulas que contêm somente progestagênio não bloqueiam totalmente a ovulação, mas impedem a gravidez através do espessamento do muco que existe no colo do útero, o que dificulta a entrada dos espermatozoides, e da alteração do tecido que reveste internamente o útero (endométrio). As pílulas somente com progestagênio podem ser utilizadas quando a mulher está amamentando. Ambos os tipos de pílulas requerem a sua utilização nos dias recomendados e no horário correto para que sejam efetivas.1

Importante: este método não substitui a camisinha,
pois não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Com que frequência
devo me preocupar
com o seu uso?
Diariamente,
com ou sem intervalos
dependendo da pílula e
do regime de utilização.

> Existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais, com hormônios diferentes e dosagens DISTINTAS. CASO OPTE PELO USO DA PÍLULA, consulte o seu médico para definir qual a pílula mais adequada para o seu caso.

Efetividade
Segundo estudos, até 8 em cada 100 mulheres que utilizam pílula combinada e entre 2 e 8 em cada 100 mulheres que utilizam pílula somente com progestagênio engravidam dentro do período de um ano de uso.2

Fontes:


1. World Health Organization Department of Reproductive Health and Research (WHO/RHR) and Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health/Center for Communication Programs (CCP), Knowledge for Health Project. Family Planning: A Global Handbook for Providers (2011 update). Baltimore and Geneva: CCP and WHO, 2011. 2. World Health Organization (WHO). Family planning/Contraception. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs351/en/. Acessado em 04 de junho de 2017.

conheça

Agora que você já conhece este método,
veja as características dos demais.

Veja aqui

Anticoncepcionais

Este site é um serviço da MSD ao público. Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.